quarta-feira, 23 de abril de 2014

Mar Del Castro | DFB2014

Meu amor pela Mar Del Castro começou em 2011 quando trabalhei para marca It! e pode conhecer de perto o trabalho e perfeição dessa dupla. Rafaela e André Castro arrasam a cada desfile, com suas estampas e temas brasileiros.

Nesse ano o tema da sua coleção é “UMA COCA-COLA EM COPACABANA”!

  “Summertime/and the living is easy...” Interpretados por Billie Holiday, os versos da canção inspiram a essência da coleção Mar Del Castro verão 2014-2015; uma narrativa imagética aliada à performance sobre a história, a vida, a praia, o céu e areia luminosos, que resgatam em tempos de inclusão, a figura das “Coca-Colas cearenses”.
  
   Meninas que ousaram desafiar “a moral e os bons costumes” da sociedade fortalezense, no final da segunda guerra mundial, as chamadas “Coca-Colas” receberam esse apelido porque costumavam frequentar os bailes promovidos por oficiais norte-americanos, que se hospedaram em um bangalô, na antiga Vila Morena (atual Fortaleza). As jovens tinham acesso ao refrigerante, uma iguaria americana, que no período era muito difícil de ser encontrado em terras alencarinas. A alcunha de “Coca-Cola” carregava um preconceito, um ranço que se traduzia através da não aceitação de um comportamento cosmopolita no conceito da “Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.” Não se admitia que uma jovem de família saísse com seu pretendente, após as nove batidas da noite, da coluna da hora, muito menos admitia-se um pretendente estrangeiro.




  Detentoras de códigos de beleza que ultrapassavam “as modas” locais se vestiam ousadamente e tinham uma atitude marcante para a época, ao contrario do que se divulga não seriam as “Pin-ups” brasileiras, mas sim “um esboço de mulher contemporânea.” Ninguém se atreveria em chama-las de “As novas Iracemas.”
  “Your daddy is rich/ and your ma’ is good looking...” A nossa narrativa imagética transpõe o preconceito para contar a história de uma “coca-cola cearense”, que levou para o Rio de janeiro a beleza singela de uma vila morena de praias, céus e mar luminosos, que num contraste cosmopolita de Copacabana aderiu a novos códigos de elegância, beleza e glamour; livre de preconceitos... Para além da aldeia, um novo mundo se abre. “Then you’ll spread your wings/ and you’ll take the Sky.”

   A mulher Mar Del Castro é alguém capaz de ser cidadã do mundo sem perder a identidade e a conexão com sua origem.
     
-Os ¨shapes¨ da coleção se estruturam em maiôs de modelagem tradicional e outros de modelagem mais ousada; os biquínis ora trazem um apelo ¨vintage¨ ora se estruturam em ¨Beach Couture¨. 
-Cafetã/kaftans em comprimentos variados, esvoaçantes, texturas múltiplas: recortes, estampas e patchworks.
-Elementos de estilo da marca, como sobreposições, o artesanato, aplicações e bordados voltam à coleção, enquanto ícones de identidade da marca.
-A cartela de cores passeia pelos tons de azul, esmeralda, nude e terrosos, amarelo, vermelho e preto.
-Folhagens, florais e frutos regionais, grafismos dos calçadões de Copacabana com sobreposição das texturas em renda artesanal feita no Ceará e de elementos da história e da regionalidade do Ceará e Rio de janeiro, são elementos presentes nas estampas dessa coleção.



O desfile acontece hoje às 20:30 - Sala 3


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